
Exposição fotográfica.
Travessia Brasil Haiti é uma busca pela descoberta da cultura de um povo que enfrentou desde seu “nascimento” a discriminação racial, tragédias, desastres e destruições causadas pela natureza. Este povo que apesar das imensas dificuldades sofridas, celebra a vida sem se deixar abater. Preservando seus hábitos , defendendo as suas conquistas como povo liberto custando o conforto do aconchego do lar, este povo, sai de seu país para viver um mundo desconhecido num país estranho, como imigrante . Esperançoso de poder voltar um dia para sua terra natal com uma vida melhor.
Haiti, “ Terra de altas montanhas”, tem suas paisagens e seu povo, retratados com o respeito e o cuidado que merecem abrindo assim, um novo olhar contrário daquele que comumente se apresenta através da mídia. A alegria, o trabalho, a esperança e a vontade de superar todos os dias os desafios, são as marcas dessa gente.
No Brasil, Travessia Brasil Haiti, traz imagens da cidade de Pato Branco, situada no Sul do país a qual recebeu os imigrantes haitianos. Imagens estas que simbolizam o engajamento de dois povos . Um, com a preocupação da inclusão e outro, de ser incluído.
Travessia Brasil Haiti, faz uma homenagem ao ser humano que acolhe, que com generosidade abre as portas para o semelhante que pede refúgio , para aqueles que seguem acreditando que é preciso respeitar todo ser que habita esse planeta Terra, esse planeta que é de todos.

Exposições realizadas entre os anos de 2018 a 2019.
2018
- Fadep ( Faculdade de Pato Branco) - Setembro de 2018
- Casa Temática de Pato Branco -PR - Outubro de 2018
2019
-Centro Cultural Sesi de Pato Branco - Maio e Junho de 2019
-Institudo Cultural de São Lourenço do Oeste - Julho de 2019
-Casa Heitor Stockler de França ( Curitiba-PR) - Agosto e Setembro de 2019
-Teatro Sesi São José dos Pinhais ( São José dos Pinhais -PR) Outubro e Novembro de 2019
O projeto apresenta a imigração haitiana no Brasil sobre um aspecto diferente do que já foi apresentado antes por diferentes veículos de comunicação. Pretende-se integrar essa cultura que hoje faz parte de nossa diversidade cultural através de uma visita guiada para a população de modo geral e para as escolas em um formato de 30 minutos até uma hora, uma exposição fotográfica contemplando 13 fotografias que retratam a imigração no Brasil e um recorte da cultura do Haiti que foram enriquecidas com informações trazidas pela imersão do autor durante a sua experiência de 24 dias vivendo como um imigrante no município de Ganthier a 30 km de Porto Príncipe, no Haiti.
A exposição fotográfica convida o público para que as pessoas saiam das telas digitais para um espaço onde a sociedade possa entrar no assunto sem distrações e desta forma refletir sobre temas importantes que envolvem toda a diversidade que compõe a sociedade Brasileira proporcionadas pela imigração.
O fotógrafo que também é autor do livro fotográfico documental Travessia Brasil Haiti, disponibilizará para as unidades , 5 exemplares de sua obra para fazerem parte do acervo literário das instituições ao qual irá expor.
Para contratar a exposição e/ou palestras sobre o tema, entre em contato para solicitar o seu orçamento!